Iniciativa reforçou a importância do descarte consciente
A Cooperativa Popular Amigos do Meio Ambiente (Coopama) participou, no dia 16 de outubro, de uma tarde de aprendizado e inspiração na Nave do Conhecimento da Penha, no Rio de Janeiro. A oficina “Lixo Eletrônico: orientações básicas sobre como reciclar” reuniu moradores da região interessados em compreender melhor como realizar o descarte correto de resíduos eletrônicos e contribuir para um futuro mais sustentável.
Durante o encontro, o presidente da Coopama, Luiz Fernandes, apresentou os serviços da cooperativa e destacou a importância social e ambiental do cooperativismo como instrumento de transformação.
“Não existe transformação sem conhecimento. Quando ensinamos sobre o descarte correto, estamos formando cidadãos mais conscientes e multiplicadores de boas práticas ambientais. A educação é a base para um futuro mais limpo, justo e sustentável.”, afirmou Luiz.
A atividade também foi uma oportunidade para apresentar o projeto “Cooperar para Reciclar”, desenvolvido pela Coopama, em parceria com a Petrobras. A iniciativa visa aumentar a capacidade produtiva da cooperativa e impactar positivamente um maior número de cooperados, aumentando a renda e implementando novos programas de capacitação.
“O projeto Cooperar para Reciclar fortalece nossa capacidade de atuação e amplia o impacto positivo. Juntos, estamos mostrando que a sustentabilidade é um caminho possível quando há investimento social e valorização do trabalho cooperado.” – complementou Luiz.
Entre os destaques da oficina, a cooperada Neuza Fernandes realizou demonstrações sobre o processo de desmonte dos eletrônicos, explicando como cada componente pode ser reaproveitado, ou é descartado de forma correta e segura pela Coopama. Já Rogério Ribeiro, artista plástico do Museu da Reciclagem da cooperativa, encantou o público com exemplos de reaproveitamento criativo, mostrando que reciclar também é um ato de reinventar e transformar.
A Nave do Conhecimento da Penha, espaço público voltado à democratização do acesso à tecnologia e à inovação, foi o palco ideal para o encontro. Localizada na Rua Santa Engrácia, 440 – Praça Santa Emiliana, a Nave realiza atividades gratuitas que aproximam a comunidade de temas ligados à sustentabilidade, inclusão digital e formação cidadã.
Com ações como essa, a Coopama reafirma seu compromisso com a educação ambiental, a economia circular e a valorização do trabalho cooperativo, transformando o descarte consciente em oportunidades de desenvolvimento social e ambiental.

 
								
