Evento contou com exposição do Museu da Reciclagem, orientações sobre descarte correto de resíduos e roda de conversa com cooperativas parceiras
No dia 18 de setembro, a Coopama participou de um encontro no edifício-sede da Petrobras (EDISEN), no Rio de Janeiro, promovido pela área de Responsabilidade Social da empresa. A iniciativa reuniu funcionários da companhia para um dia de conscientização sobre reciclagem, consumo consciente e valorização do trabalho dos catadores de materiais recicláveis.
No térreo da sede, a cooperativa realizou uma exposição com peças do acervo do Museu da Reciclagem, que despertou a curiosidade dos participantes para o potencial criativo e econômico dos resíduos. Também foram oferecidas orientações sobre classificação de recicláveis, dicas práticas para identificar embalagens mais rentáveis às cooperativas e instruções para o descarte correto de eletroeletrônicos diretamente na unidade da Coopama.
A programação inclui também a Roda de Conversa com Cooperativas de Recicláveis parceiras da Petrobras, que contou com a participação dos diretores das cooperativas parceiras da Petrobras — Coopama, ACAMJG e Coopcarmo e funcionários lotados no EDISEN. O diálogo trouxe reflexões sobre a valorização do trabalho dos catadores, o impacto do consumo consciente no dia a dia e o fortalecimento das cooperativas a partir da parceria com a Petrobras, que oferece desde apoio à capacitação até melhores condições de trabalho.
Para Marcela Silva e Souza, gerente de projetos sociais da Petrobras, a iniciativa teve papel fundamental de aproximação entre a força de trabalho da empresa e a realidade da gestão de resíduos sólidos.
“Pra gente foi muito importante trazer aqui os nossos parceiros no Rio de Janeiro que trabalham com a gestão de resíduos sólidos para apresentar seus projetos à nossa força de trabalho. Existe um papel nosso pela empresa, nós realizamos a compra de materiais para a empresa, é importante que eles entendam essa lógica de consumo pela perspectiva dos catadores, o que eles conseguem aproveitar, o que não conseguem. E para nós, funcionários que temos um papel como cidadãos e consumidores, o que podemos fazer para sermos consumidores mais conscientes e contribuirmos mais com a qualidade de vida dos catadores”, destacou.
A Coopama desenvolve pelo segundo ano o Projeto Cooperar para Reciclar, iniciativa desenvolvida em parceria com a Petrobras que tem como objetivo fortalecer a cadeia de reciclagem, qualificar cooperados e ampliar a capacidade de gestão e geração de renda das cooperativas de catadores. O projeto também promove atividades de educação ambiental, aproximando empresas, sociedade civil e catadores em prol de uma economia mais circular e justa.
Com mais de 20 anos de atuação, a cooperativa reafirma sua missão de transformar resíduos em oportunidades, promovendo geração de renda, educação ambiental e inclusão social. A participação em eventos como este fortalece o diálogo entre sociedade, empresas e catadores, e amplia o impacto positivo das práticas de reciclagem no Rio de Janeiro.