
Localizado no bairro de Maria da Graça, no Rio de Janeiro, o Museu da Coopama (Cooperativa Popular dos Amigos do Meio Ambiente) é mais que um espaço de exposição: é um ponto de encontro entre criatividade, sustentabilidade e educação ambiental. Idealizado pelo presidente Luiz Fernandes e pelo artista plástico Rogério Campos, o museu é uma iniciativa artística-educativa integrada às atividades da Coopama, que realiza o Projeto Cooperar para Reciclar, em parceria com a Petrobras.
Sob a responsabilidade do artista plástico Rogério Campos, o museu passou por um processo de reestruturação recente, com novas obras, espaços e experiências para o público. Conversamos com Rogério para entender mais sobre a origem, os desafios e o impacto desse espaço tão singular. Confira abaixo os principais trechos da entrevista:
“O museu sempre foi um desejo do Sr. Luiz, com seu olhar bem apurado para a transformação. Em 2018, ele me convidou para criarmos o espaço, e em conjunto com os cooperados, fomos organizando os trabalhos. O acervo foi se construindo com a curadoria de doações e obras de arte que confeccionamos”.
– Quais foram os principais desafios enfrentados na criação do museu?
Rogério: O principal desafio foi a falta de recursos financeiros.
– Qual é o propósito principal do museu dentro da comunidade e da cooperativa?
Rogério: Conscientizar as pessoas sobre a importância de destinar o resíduo de forma correta.
Revitalização: uma nova roupagem para o museu
A inquietação criativa de Rogério Campos levou à revitalização recente do museu. A proposta é oferecer uma experiência renovada a cada visita.
– O que motivou essa nova fase?
Rogério: Foi uma inquietação minha de ter obras novas. Quando visitam, as pessoas podem observar que há algo novo.
– Quais as principais mudanças que o público pode esperar?
Rogério: Novo espaço para os artistas da Coopama (José Leal e eu), espaços para artistas convidados, pintura, aquisição de um aquário…
Visitação escolar: educação ambiental que começa cedo
O Museu da Coopama também abre suas portas para escolas. Agora, a proposta é tornar a visitação ainda mais educativa e lúdica.
– Como será a organização das visitas escolares? Terão atividades educativas?
Rogério: As visitas seguirão um roteiro estruturado. Um profissional receberá os grupos, que passarão pelos espaços de reciclagem da Coopama, onde conhecem o processo da separação dos resíduos, passarão pela área dos eletrônicos, onde conhecerão a desmontagem de resíduos eletroeletrônicos, e pelo museu, onde conhecem as obras e participam de oficinas.
– Existe uma faixa etária recomendada?
Rogério: Não. Gosto muito quando as crianças vêm. Elas ficam impactadas, fazem perguntas incríveis. Muito legal!
Do lixo à arte: o acervo do museu
O acervo do museu mistura obras assinadas por Rogério, José Leal e outros artistas plásticos e curadores, com objetos curiosos e histórias emocionantes.
Entre as peças emblemáticas estão “A Rede” e a “Mandala”. Também se destacam o painel de podas de árvores e a parede de linhas, criadas com a ajuda dos cooperados em momentos de pausa durante o trabalho num dia chuvoso. “Essas obras são especiais porque foram construídas de forma coletiva”, conta Rogério.
O artista revela que seu processo criativo é intuitivo: “Os materiais conversam, de certa forma, e dizem como querem ser transformados”.
Além de expor, o museu também recebe doações de materiais recicláveis — a principal matéria-prima para novas criações.
Impacto comunitário e expectativas para o futuro
O museu tem se tornado um ponto de encontro entre arte, educação ambiental e participação popular. Convidamos você a fazer parte dessa transformação!
A população pode ajudar o Museu da Coopama visitando o espaço, doando materiais recicláveis, obras de arte, antiguidade, artesanatos ou qualquer objeto que tenha alguma significância para o espaço.
A arte transforma, e o lixo também. Venha viver essa experiência no Museu da Coopama.
Acompanhe o Museu nas Redes Sociais e agende a sua visita!
📍 O Museu da Coopama fica no mesmo endereço da cooperativa, Rua Miguel Ângelo, 385 – Maria da Graça, Rio de Janeiro – RJ.
📅 Visitação mediante agendamento.
📣 Acompanhe a Coopama nas redes sociais:
Instagram: @coopamacoop
Facebook: https://www.facebook.com/Coopama