Diploma Paul Singer: Reconhecimento ao Trabalho da Coopama e Fortalecimento da Economia Solidária

ALERJ celebra a Coopama e outras iniciativas que promovem impacto democrático e participativopopular no estado do Rio de Janeiro

No último 12 de dezembro, a Coopama (Cooperativa Popular Amigos do Meio Ambiente) foi uma das homenageadas com o Diploma Paul Singer, concedido pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ). A honraria reconhece pessoas e instituições que contribuem significativamente para o fortalecimento da Economia Solidária (Ecosol) no estado do Rio de Janeiro.


O prêmio, entregue pelo deputado Carlos Minc, destacou o papel da Coopama como uma das cooperativas mais antigas do estado, referência em coleta seletiva, triagem e reciclagem de resíduos sólidos, incluindo eletroeletrônicos, isopor e óleo vegetal. Fundada em 2004, a Coopama é exemplo de resiliência e organização coletiva.


O diretor Luiz Carlos Fernandes recebeu o diploma acompanhado por 13 cooperados, celebrando um ano de realizações, marcado pelo projeto Cooperar para Reciclar, realizado em parceria com a Petrobras. “Esse reconhecimento traz os holofotes para o nosso trabalho, para que a categoria e os profissionais da coleta sejam vistos e respeitados. Estamos encerrando o ano com chave de ouro!”, destacou Luiz Carlos. “Além do recebimento do diploma, também foi muito bom encontrar colegas de diversos segmentos da economia solidária por aqui”, concluiu Luiz.


A sessão solene contou com a participação de deputados como Marina do MST, Professor Josemar e Flávio Serafini, além do próprio Carlos Minc, que exaltou o trabalho das cooperativas. “Parabéns à Coopama. Viva os catadores! Vocês são essenciais para o meio ambiente e para a economia do estado.”

A Coopama se consolidou como referência ao promover a educação ambiental e o reaproveitamento de resíduos recicláveis, que não apenas diminuem a pressão sobre aterros sanitários, mas também geram economia de energia e preservação de recursos naturais. Muitos dos trabalhadores que fazem parte do quadro de cooperados da Coopama, são oriundos do extinto Lixão de Gramacho.


Para Neusa Conceição, cooperada há 14 anos, o diploma é um símbolo de reconhecimento. “Estamos muito felizes, agradeço em nome de todos e acredito que daqui para frente a nossa colaboração será mais bem recebida. Isso fortalece o nosso trabalho e traz mais respeito à nossa atuação. Que venham mais trabalhos e mais recursos, que é o que a gente precisa”. 


Além da Coopama, outras instituições foram homenageadas, como o Coletivo Enraizando, Instituto Mão na Massa, Instituto Zeca Pagodinho, Ressocicla, dentre outros, fundamentais para o avanço da Economia Solidária no estado. O deputado Flávio Serafini, que presidiu a sessão, reforçou a importância desse modelo econômico. “A economia solidária transforma a sociedade, promovendo qualificação e cooperação. É uma forma mais humana de desenvolvimento.” 

A cerimônia, realizada no plenário da ALERJ, reuniu lideranças, homenageados e convidados, celebrando o impacto transformador de iniciativas que unem sustentabilidade, solidariedade e empreendedorismo social.

Leia a publicação oficial no site da ALERJ.

Compartilhe o artigo :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Posts recentes

Solicite uma coleta

Fale com um de nossos atendentes caso tenha alguma dúvida ou precise solicitar alguma coleta.